Brasão do Município

O Brasão Municipal, nas cores: Verde, amarelo e branco, foi criado em 06 de Junho de 2000, com a criação do Vereador Licenciado e então Secretário de Administração da época, o Senhor Marcos Mota do Nascimento, com a participação do Desenhista Áulio José da Silva; ficando assim distinguido:

• esquerda em amarelo ouro “Um cacho de Arroz”.
  • direita um “Pé de milho” em verde folha e uma “espiga de milho” em amarelo ouro. Ambos identificando a Agricultura do Município. Ao centro um “escudo” com contorno em preto, tendo acima “um Sol” com centro avermelhado, contornado por amarelo degrade.

No sentido vertical do escudo “O Mapa do Estado do Tocantins” na cor verde floresta definindo geograficamente os Rios “Araguaia e Javaé, destacando a Ilha do Bananal, e o Rio Tocantins”, todos identificados por um azul médio, destacando em vermelho a posição geográfica do Município de Bandeirantes do Tocantins.

Pela margem esquerda a “Mineradora de Calcário” – caracterizando as riquezas minerais do Município. Pela margem direita “Um boi” caracterizando a Pecuária do Município e uma “Cerraria” caracterizando também as riquezas minerais do Município.

Ao fundo de todo o escudo uma coloração de 40% do Azul céu. Abaixo do escudo, o nome “PREFEITURA MUNICIPAL DE” destacado em azul Royal.

A data “26/05”, o nome “BANDEIRANTES DO TOCANTINS” e a data “1994”, todos destacados em branco vazado.

Autor: Marcos Mota do Nascimento

Colaborador: Áulio José da Silva